Tempos da História é um blog criado com o objetivo de oferecer aos professores do ensino de história que já atuam na profissão, e estudantes, subsídios formativos que levam em conta as novas diretrizes curriculares nacionais, as orientações curriculares para o Estado de Mato Grosso, o contexto educacional pós Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e a Escola Organizada em Ciclos de Formação Humana.
Sem desconhecer a importância destes pressupostos procuramos abordar temas de referência para a prática pedagógica e o conhecimento especializado para o ofício de historiador. Estes temas estão distribuídos em páginas assim organizadas:
Resenhas vocês encontrarão resenhas de livros de historiografia, educação, avaliação e ensino de história. Também indicaremos teses e dissertações que tratam destas temáticas e podem ser acessados diretamente do blog através dos links disponíveis.
Músicas - serão publicados artigos sobre a utilização da música no ensino de história, bem como letras de história musica. Disponibilizaremos também clips e links onde todo material citado pode ser conseguido.
Jogos - A teoria e a prática dos jogos como estratégias de ensino. Os Jogos com temáticas históricas, a confecção de jogos em sala de aula e os jogos virtuais.
Artigos - Artigos científicos sobre história, ensino e educação no Mato Grosso.
Filmes - O filme enquanto fonte histórica e recurso didático.
Práticas Pedagógicas - Divulgação das atividades que acontecem nas escolas públicas e particulares de todo o Brasil onde estive ministrando, cursos e paletras.
Eventos e Notícias - Divulgação de enventos científicos, lançamento de livros, exposições, cursos, concursos, chamada para artigos e etc.
História, Mídia e Educação - Curso oferecido a professores inscritos na 2ª Licenciatura em História da UAB - UFMT/Campus Rondonópolis.
Questões de História - Questões de história elaboradas por mim e por professores do Acre onde trabalhei cursos e oficinas sobre avaliação e seus instrumentos.
Desta forma, procuramos contribuir com professores e alunos em seus múltiplos tempos de ensinar e aprender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário