Artigo para Estudo e Discussão Formação PIBID em 24/08/2017
Os Saberes Históricos em Situação Escolar: circulação, transformação e adaptação
Os saberes históricos ensinados e aprendidos no âmbito de uma situação escolar possuem ao menos um ponto comum com a história acadêmica: eles mobilizam uma mesma compreensão fenomenológica. A partir da análise do ensino de instituições e de acontecimentos, este estudo descreve alguns dos principais processos cognitivos – seleção de informação, interpretação figurativa, recursos à analogia e à metáfora – ancorados em esquemas de pensamento familiar aos alunos, que lhes permitem se apropriarem dos conhecimentos históricos. Considerando que a responsabilidade de uma aprendizagem escolar de história mobiliza igualmente outros registros de pensamento, a análise aponta alguns temas recorrentes que constituem momentos fortes onde os professores confrontam lógicas identitárias com hábitos e constrangimentos da situação didática.
Palavras-chave
Epistemologia. História. Representações Sociais. Aprendizagem. Identidade Profissional.
Pelo que consegui compreender do Artigo de Nicole Lautier, a autora faz uma reflexão acerca dos saberes históricos no âmbito escolar e da similaridade entre o ambiente escolar e o acadêmico se tratando da capacitação que tais conceitos oferecem aos estudantes para compreensão e apropriação dos conhecimentos históricos.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiro artigo aborda um tema interessante, a meu ver peca na forma como foi escrito devido a linguagem não ser tão compreensível, tornando a possibilidade de acesso e compreensão reduzido, o uso constante da palavra aluno também me causou certo desconforto na leitura
ResponderExcluirÉ um ótimo texto para discutir a conexão entre os saberes intitulados como Históricos e os da Escola. Logo no princípio, a autora comenta que, os saberes escolares também tem como referência o científico, e esses saberes são produtos da História Disciplinar. Para ficar mais fácil a compreensão dos alunos, é feito um texto menos técnico, ele vai ficando mais "próximo" do aluno. É o que o autora expressa como ensino-aprendizagem em sala de aula. Mais adiante, ela discutirá sobre aquilo que, é ensinado e o absorvido pelo aluno como conhecimento.
ResponderExcluirOs conhecimentos históricos tem por obrigação, responder a uma série de objetivos, conforme a autora expõe.
Abordando também sobre a Interpretação Figurativa, as metáforas, a analogia, entre outros pontos, interessantes do texto.
As formas de saberes, são adquiridas através das práticas, que são transmitidas. O conhecimento histórico se torna um meio específico de abordagem e de transmissão dos saberes.
ResponderExcluirCom isso o texto nos mostra um esquema de pensamentos repetitivos e de memorização, que devem ser mudadas, para a forma de reflexão, compreensão e a forma de se tornarem seres pensantes.